Comportamentalismo
 


Aprender é uma mudança de comportamento

A idéia principal do comportamentalismo é de que a aprendizagem ocorre como uma mudança de comportamento. São estudadas as respostas dadas pelo sujeito aos estímulos fornecidos pelo ambiente externo, não levando em consideração o que ocorre em sua mente durante o processo de aprendizagem.

Dentre as principais teorias comportamentalismtas, destacam-se:

Teoria do Reflexo

  O reflexo condicionado foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem. Forneceu um modelo que podia ser replicado e verificado em laboratório.
 

Teoria Associacionista 

  Aprendizagem consiste na formação de ligações estímulo-resposta, e são fixadas ou eliminadas em função das conseqüências. As associações que levam a um "estado  satisfatório" são aprendidas enquanto as que levam a um "estado desconfortável" tendem a ser eliminadas (Lei do Efeito).
 

Behaviorismo de Watson

  Aprendizagem ocorre a partir de um condicionamento das conexões estímulo-resposta herdadas pelos seres humanos chamadas reflexos. Novas conexões estímulo-resposta podem ser construídas através do condicionamento clássico pavloviano. Segundo Watson, o meio ambiente exerce uma grande influência sobre o indivíduo.
 

Behaviorismo de Skinner

  O behaviorismo de Skinner fundamenta-se no fato de que a aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que ocorre através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta emitida pelo sujeito. Fortalecidas por sucessivas aproximações, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até chegar ao comportamento desejado.